Resultado de imagem para comunidade imagens

O desenvolvimento de uma comunidade passa necessariamente pela melhoria da saúde da população, o que requer a mobilização de vontades, de esforços e de recursos de vários “atores”.

A Enfermagem na Comunidade, como parte integrante dos Cuidados de Saúde Primários, tem, portanto, como finalidade a promoção de comunidades saudáveis, o que implica um processo interdisciplinar e colaborativo de avaliação e de desenvolvimento de estratégias e atividades.

O trabalho de enfermagem na comunidade baseia-se na assistência a grupos e coletividades, mediante a implementação de programas de saúde, cujo objetivo fundamental é a promoção da mesma. O contacto direto com a realidade social permite detetar e canalizar os problemas relativos a esta, através da avaliação do meio envolvente e dos fatores sociais que intervêm na saúde dos indivíduos e grupos ou subgrupos da população com maior potencial de risco para a doença.

O programa desta unidade curricular foi assim estruturado com base numa orientação estratégica de intervenção de Enfermagem que contempla a comunidade e alguns dos agregados populacionais da mesma.

Esta disciplina, ao integrar o plano de estudos, tem por finalidade contribuir para que o estudante aprofunde conhecimentos em Enfermagem na Comunidade, de modo a desenvolver competências na tomada de decisão e resolução de problemas no contexto dos grupos e comunidade.